O Conselho Fiscal da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep) aprovou nesta quarta-feira (15) as contas, balancetes e balanços, referentes à execução orçamentária, patrimonial e financeira do exercício de 2023. Esta foi a primeira reunião ordinária do órgão, na qual participaram o Presidente da Fadep, Alexandre Buchacra, e demais representantes da instituição, bem como os conselheiros titulares: Lourival de Barros Barbalho Júnior, Secretário Adjunto do Tesouro (Sefa); Delciene Loureiro Corrêa, Secretária Adjunta de Modernização e Gestão Administrativa (Seplad); e Patrick Tranjan, Secretário Adjunto de Planejamento e Finanças (Seduc).
Durante o encontro, realizado na sede da Fundação, Alexandre Buchacra destacou a cooperação da Secretaria de Educação (Seduc) para que a Fadep pudesse iniciar suas atividades. “Todos foram muito importantes nesse processo. Sem esse apoio, nem esse passo inicial nós teríamos dado, que foi a materialização desse pagamento de pessoal. E esse contexto se deu desde o remanejamento orçamentário até o pagamento do que efetivamente precisava se materializar e acontecer. Também faço menção à Seplad e à Casa Civil, que nos colocou a sua equipe à disposição, assim como a Prodepa e a IOEPA também”, disse.
O presidente do Conselho, Lourival Barbalho, frisou a importante interação em nível de Estado e a dedicação de todos os envolvidos nesse processo de criação da Fadep. Ele também parabenizou a equipe administrativa da Fundação pelo trabalho realizado em 2023. “Já deu pra perceber que a equipe é competente e muito dedicada. Parabenizo pela organização e padronização dos procedimentos”.
Após a análise e aprovação do Conselho Fiscal, o parecer da prestação de contas será submetido à análise do Conselho Gestor da Fadep e, posteriormente, encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Prestação de contas de 2024 - Para atualizar as contas e dar celeridade aos trabalhos deste ano, a Fadep deverá apresentar prestação de contas bimestral a partir de junho. Ou seja, no próximo encontro do Conselho, serão analisadas e aprovadas as contas de janeiro e fevereiro, por exemplo. Os conselheiros também definiram que as reuniões ordinárias ocorrerão sempre na primeira sexta-feira de cada mês.
Texto e foto: Ericka Alexandra Pinto - Ascom/ Fadep